Centro de Atendimento ao Turista em Teresina

Bem-Vindo: Informações sobre a cultura, história, gastronomia e turismo na cidade de Teresina.

Capital do Piauí, Teresina fica  localizada no Centro-Norte do Estado, a 366 km do litoral. Com uma história particular, foi a primeira capital brasileira planejada, ainda durante o reinado de D. Pedro II.

A cidade possui  1.392 km²  de extensão e 830 mil habitantes. Carinhosamente conhecida como Cidade Verde, Teresina recebeu este apelido do  escritor Coelho Neto, em virtude de ter ruas e avenidas entremeadas de árvores. O modelo da cidade, típica do período colonial, assemelha-se a um tabuleiro de xadrez, motivo que facilita a locomoção.

Destacando-se no setor de prestação de serviços, a capital atrai milhares de pessoas que buscam tratamentos médicos avançados e encontram aqui também alguns dos melhores médicos do país. Outro setor que prospera é o da educação, com uma rede de ensino avançada.

Com um clima tropical semi úmido e altas temperaturas, Teresina tem duas estações características: o período das chuvas (que ocorrem no verão e outono) e o período seco (que ocorre no inverno e primavera).

Para conhecer

Um dos pontos turísticos mais visitados da cidade é o Parque Ambiental do Encontro das Águas, localizado na zona Norte, onde os rios Parnaíba e Poti se unem e se transformam em um só leito em direção ao oceano Atlântico. No local é possível encontrar ainda o rico artesanato de Teresina, com oleiros que produzem peças decorativas, religiosas e funcionais de argila retirada do próprio leito. Também no Parque Ambiental do Encontro das Águas foi erguido um monumento que ilustra o famoso personagem do folclore local, o Cabeça de Cuia.

Além do Parque Ambiental do Encontro das Águas, Teresina oferece aos seus visitantes belíssimos pontos turísticos, como a Ponte Metálica João Luís Ferreira, a Igreja São Benedito, o Museu do Piauí, o Museu de Arte Sacra Dom Paulo Libório, o mirante da Ponte Estaiada  João Isidoro França, Theatro 4 de Setembro, Praça Pedro II, a Central de Artesanato Mestre Dezinho e o Parque Lagoas do Norte. A beleza da cidade atrai milhares de turistas a Teresina todos os anos

História

Teresina começou a ser povoada no século XVII, com Domingos Jorge Velho e um grupo de bandeirantes, que estabeleceram uma feitoria e um criatório de gado. Em 1797 foi erguida a igreja de Nossa Senhora do Amparo, e sua fundação foi oficializada em 16 de agosto de 1852.

Com um projeto de criação inovador, elaborado por José Antônio Saraiva – o Conselheiro Saraiva, Teresina tornou-se capital da província por sua localização mais central , bem como pela navegabilidade dos rios Poti e Parnaíba.

O nome da cidade foi uma homenagem à imperatriz Teresa Cristina Maria de Bourbon, que teria sido a mediadora junto ao imperador Dom Pedro II para que a capital viesse a ser Teresina.

Centros de Atendimento ao Turista (CATs)

São espaços direcionados para esclarecimento de informações sobre a cidade aos turistas. No local, é possível adquirir mapas. Em todas as unidades, há atendimento bilíngue.

Confira onde encontrar um CAT:

CATS Aeroporto Petrônio Portela
Aeroporto Sen. Petrônio Portela, Praça Santos Dumont. S/N. Bairro Aeroporto
Telefone: (86) 9549-3220

CATS Parque Encontro dos Rios
Av. Desembargador Flávio Furtado S/N – Bairro Olarias
Telefone: (86) 3217-5043

CATS Shopping da Cidade
Av. Maranhão, s/n. Bairro Centro
Telefone: (86) 9817-2016

CATS Complexo Turístico Mirante Ponte Estaiada
Av. Raul Lopes S/N – Bairro Fátima
Telefone: (86) 3232-0245

CATS Parque Lagoas do Norte
Av. Boa Esperança S/N – Bairro Matadouro
Telefone: (86) 3213-8640

CATS Central de Artesanato
Rua Paissandu, nº 1.276. Bairro Centro
Telefone: (86) 3222-5772