Prefeitura de Teresina anuncia mais 1.693 vagas em creche para crianças de 3 anos

Os pais com crianças de três anos de idade que ainda não estão matriculadas para o ano letivo de 2018 devem procurar um dos 52 Centros Municipais de Educação Infantil de Teresina com novas turmas para essa faixa etária. A Prefeitura acaba de anunciar a oferta de mais 1.693 vagas para o Maternal II. Confira lista dos locais disponíveis.

Esse é um público com demanda crescente na capital. No ano passado, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) abriu 7 mil vagas para crianças de 3 anos. Este ano, foram disponibilizadas um total de 7.846, quase 36% do total de matrículas da educação infantil. A proposta é ampliar em mais 6 mil até o final do ano, a partir da inauguração das creches em construção.

Ampliação de vagas agrada a todos

De acordo com o Ministério da Educação, os municípios brasileiros têm até o ano de 2024 para garantirem que 50% das crianças de 3 anos de idade estejam na escola. A prioridade ainda é expandir as vagas para alunos de 4 e 5 anos, idades já universalizadas em Teresina desde 2015. A secretária executiva de Ensino da Semec, Irene Lustosa, explica o avanço no cumprimento das metas.

“As metas estão não só no Plano Nacional de Educação, mas também do Plano Municipal de Educação, e dão orientações relacionadas às matrículas para que possamos garantir a oferta de vagas segundo um planejamento. Com as construções de escolas, ampliações e novas salas de aulas, conseguimos atingir a meta de matricular todas as crianças de 4 e 5 anos bem antes do prazo estipulado. Agora avançamos nas turmas de 3 anos e já ampliamos a oferta para os pequenos de 2 anos de idade”, diz Irene.

A notícia da ampliação das vagas chega com alegria para os pais e diretores das escolas. Com o encerramento do período oficial de matrículas, a Semec realizou um levantamento da demanda de cada região e a disponibilidade de espaço físico nos CMEIs, além de enviar novos professores titulares.

O CMEI Anita Ferraz, no bairro Alto Alegre, é uma das unidades de ensino com matrículas abertas para crianças de 3 anos. São 75 vagas, sendo duas turmas no turno da manhã e uma a tarde. A escola está em uma sede nova este ano, com espaço amplo e colorido, cinco salas de aula climatizadas, brinquedoteca e pátio coberto.